Garantia da Qualidade

EQAVET

 

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais - Quadro EQAVET, instituído pela Recomendação do Parlamento Europeu e do Conselho de 18 de junho de 2009, foi concebido para melhorar a educação e formação profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, a aplicar no âmbito da legislação e das práticas nacionais permitindo aos Estados-Membro documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da EFP e a qualidade das práticas de gestão.

 

Por conseguinte, foi publicado o DL n.º 92/2014, de 20 de junho, que estabelece a implementação de sistemas de garantia de qualidade numa perspetiva de melhoria contínua dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos alunos das escolas profissionais, sendo que estes devem estar articulados com o Quadro EQAVET (Artigo 60.º).

 

Assim, no sentido do CEF cumprir o disposto no referido decreto de lei, iniciou-se o processo de implementação do sistema de garantia de qualidade em 2019/2020, cuja recolha de dados teve por base o ciclo formativo de 2014 a 2017. Em maio de 2020, o CEF obteve o Selo de Garantia da Qualidade por tempo indeterminado. No presente, proveniente de uma análise reflexiva dos indicadores intermédios e gerais, os processos continuam a ser reajustados tendo em vista a melhoria contínua. 

 

A promoção da qualidade e da regulação é um dos cinco grandes objetivos do domínio do Capital Humano o que passa, naturalmente, pelo compromisso com a qualidade de cada um dos operadores. No projeto educativo do CEF, o objetivo da qualidade é um ponto transversal a todos os outros.

 

No âmbito da promoção da qualidade, desenvolvemos intervenções que nos permitam:

- promover uma cultura de melhoria contínua da qualidade baseada em práticas de autoavaliação (em que a recolha de dados, a sua análise e a articulação entre os vários stakeholders têm de ser prática corrente);

- assegurar a articulação entre os objetivos do projeto educativo de escola com garantia e melhoria contínua da qualidade de quem pretende implementar um processo de alinhamento com o Quadro EQAVET e a obtenção do respetivo selo EQAVET.

 

Pela adesão ao sistema EQAVET, promove-se a adoção de procedimentos e práticas associadas às principais componentes deste sistema de qualidade. Para atingir os objetivos propostos, é determinante dar a conhecer o projeto a todos os stakeholders, sendo absolutamente necessário que todos se apropriem do mesmo.

 

 

 

{slider title="Recolha de dados" class="blue solid" }

Caracterização da Turma

• Avaliação de Satisfação - Formandos

Preferências Iniciais FCT

Empregabilidade/Prosseguimento de Estudos (4S)

Empregabilidade/Prosseguimento de Estudos (6M)

Empregabilidade/Prosseguimento de Estudos (12-18M)

Entidades empregadoras dos ex-alunos (12-18M)

Avaliação de Satisfação - Empresas recetoras FCT

{slider title="Documentos 2019-2020" class="blue solid" }

Documento Base

Plano de Ação

Relatório do Operador

Indicadores 2014-2017

Relatório da qualidade #1

Relatório da qualidade #2

• Relatório da qualidade #3

{slider title="Documentos 2020-2021" class="blue solid" }

• Documento Base

• Indicadores 2014-2017 e 2015-2018

• Indicadores 2015_2018 e 2016_2019

• Relatório de progresso anual #1

{slider title="Documentos 2021-2022" class="blue solid" }

Relatório de progresso anual #2

• indicadores 2016-2019 e 2017-2020

{slider title="Documentos 2022-2023" class="blue solid" }

• Relatório de progresso anual #3

Indicadores 2017-2020 e 2018-2021

{slider title="Documentos 2023-2024" class="blue solid" }

• Relatório de progresso anual #4

Indicadores 2019-2022

{/sliders}

 

Telef 249 539 510 | Fax 249 539 519 | Móvel 964 794 104 | Email cef@cef.pt

GPS: 39º.3’88’’N ; 8º40’0’’W | Rua do CEF n°83, 2495-651 Fátima

Custo das chamadas para a linha 2xxxxxxx: Valor de uma chamada para a rede fixa, em função do plano tarifário do utente. 

Custo das chamadas para a linha 9xxxxxxx: Valor de uma chamada para a rede móvel, em função do plano tarifário do utente.

Joomla BJ Metis template by ByJoomla.com