Ideário
No acesso à educação e na sua prática, é garantido a todos os portugueses o respeito pelo princípio da liberdade de aprender e de ensinar com tolerância para com as escolhas possíveis. Pretende-se, com o Projeto Educativo, responder às necessidades resultantes da realidade social e às necessidades educativas do meio, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso da personalidade dos indivíduos; incentivando a formação contínua de cidadãos livres, responsáveis, autónomos e solidários; visando a dimensão humana do trabalho, conscientes de que a educação promove o desenvolvimento do espírito democrático e pluralista, respeitador dos outros e das suas ideias, aberto ao diálogo e à livre troca de opiniões; formando cidadãos capazes de julgarem com espírito crítico e criativo o meio social em que se integram e de se empenharem na sua transformação progressiva.
O Centro de Estudos de Fátima, reconhecendo o papel decisivo da educação e não se deixando iludir pela facilidade de receitas, aposta numa prática educativa que visa o êxito e mantém uma enorme esperança na pessoa humana, acentuada pelos princípios evangélicos que nos norteiam e que nos dão a garantia de que a força de Deus está sempre presente no nosso esforço. Tem bem presentes as palavras do Livro de Job: “O homem põe a mão na rocha viva, derruba as montanhas pela base. Abre galerias nos rochedos e os seus olhos descobrem neles tudo o que há de precioso. Explora as nascentes dos rios e põe a descoberto os tesouros escondidos. Mas onde se encontra a Sabedoria? Onde está o lugar da Inteligência? O homem ignora-lhe o caminho” (Jb 28, 9-13).
Dentro destes princípios, o ato educativo será sempre imbuído destes valores para que os nossos educandos sejam mais eles próprios, não fracionados, nem divididos, mas realizados em todas as dimensões fraternas, interiores e espirituais. Por isso, orientamos pedagogicamente os nossos alunos em três vetores: Liberdade, Responsabilidade, Respeito pela personalidade de cada um.
Liberdade que permita uma construção integral, humana e espiritual em que o jovem seja um elemento ativo e dinâmico na assimilação de valores fundamentais.
Crescimento na responsabilidade, fazendo com que o jovem desenvolva um auto-domínio e uma atitude crítica face à vida, positiva e autêntica, tornando-se o construtor da sua personalidade/identidade, do seu mundo e do seu futuro, face às novas exigências da sociedade que o rodeia.
Crescimento no respeito pela sua personalidade, não impondo ao jovem receitas ou tabus sem consistência, mas permitindo-lhe que seja capaz de se integrar e exprimir com um pensamento próprio, de crescer e de se modelar, assumindo escolhas e decisões numa linha comunitária e altruísta.
Por isto mesmo, estamos sempre atentos aos sinais dos tempos e procuramos corresponder às apostas que nos são colocadas. Nunca excluímos os casos difíceis, criado estruturas para responder de forma profícua.
Queremos que os nossos educandos aprendam a ser, a saber fazer, a exercer a liberdade, sempre num clima de co-responsabilidade complementar.
Para que ninguém se sinta excluído, temos procurado abrir o leque das nossas ofertas e apostado em cursos alternativos que possibilitem um maior sucesso.
Temos a clara consciência que a nossa Escola, o CEF, deve educar para a Cidadania e, por isso, tudo faremos para que, em estreita colaboração com o meio, defendamos os perenes valores e dimensões sociais da nossa sociedade. Assim, não deixaremos passar nenhuma oportunidade para responder a qualquer apelo que aponte para a cooperação e solidariedade, para o respeito e defesa do ambiente e do património cultural.
Sendo o CEF uma Escola Católica, não pode privar os seus jovens da enorme riqueza acumulada da cultura cristã. Por isso, oferece aos seus alunos a possibilidade de debaterem os grandes problemas existenciais e formar a sua consciência crítica, aprendendo a respeitar os outros. Todos podem assim, dentro de um são respeito, aprofundar as suas convicções religiosas e aprofundar a sua fé.