SPO | Serviços de Psicologia e Orientação
Os SPO são unidades especializadas de apoio educativo, que desenvolvem a sua ação nos ensino básico e secundário.
Os Serviços de Psicologia e Orientação asseguram, na prossecução das suas atribuições o acompanhamento do aluno, individualmente ou em grupo, ao longo do processo educativo, bem como ao desenvolvimento de sistemas de relações interpessoais no interior da escola e entre esta e a comunidade.
Os Serviços de Psicologia e Orientação desenvolvem ainda a sua ação nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores e do apoio ao desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar.
No desempenho das competências que lhes estão legalmente cometidas, os Serviços de Psicologia e Orientação articulam-se com outros serviços especializados de apoio educativo, tais como os Coordenadores de Ciclo, Coordenadores de Ano, Diretores de Turma, no quadro da complementaridade de atuações e visando a plena formação e integração escolar dos alunos.
Responsabilidades
- Incrementar a avaliação psicológica, o apoio psicopedagógico, o aconselhamento e orientação vocacional ( escolar/vocacional).
- Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e vocacional dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras.
- Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade pessoal.
- Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar.
- Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas.
- Apoiar os alunos com necessidades educativas especiais, a avaliação da sua situação e o estudo das intervenções adequadas.
- Contribuir em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação dos interesses e aptidões dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e etário.
- Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, susceptíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como nos das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação e a escola e o mundo do trabalho.
- Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação em áreas da sua especialidade.
Informação adicional
São levadas a efeito reuniões periódicas de planificação e avaliação das atividades realizadas pelos técnicos dos Serviços.